O Ceará reflete a principal característica de seu povo – a hospitalidade. É por isso que as pessoas que visitam o Estado se sentem em casa. São 145.693 quilômetros quadrados de praia, serra e sertão que fazem do Ceará um dos principais roteiros turísticos do Brasil e do mundo.
Fortaleza, a capital do Ceará, é uma metrópole moderna que oferece aos seus milhares de visitantes diversão garantida e uma infinidade de atrações turísticas.
Praias de Fortaleza
Além do alto astral que lhe é peculiar e do verão o ano inteiro, Fortaleza oferece 30 quilômetros de praias para todos os gostos. As mais conhecidas são a Praia do Futuro, a 11 quilômetros do centro da capital, perfeita para mergulhos e com excelente infraestrutura de bares e barracas com restaurantes. A bucólica Praia de Iracema, com seus bares e restaurantes, é conhecida pela noite agitada e é lá que fica a Ponte dos Ingleses – um dos cartões postais de Fortaleza – e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, rodeados de bares e restaurantes.
A avenida Beira Mar, que concentra os principais hotéis da cidade, também é repleta de bares, restaurantes e outras opções de lazer. É la que acontece a famosa Feirinha de Artesanato, todos os dias, a partir das 17 horas. Não podem ficar fora do roteiro do visitante a Praça do Ferreira, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, a Catedral Metropolitana, o Mercado Central, o Theatro José de Alencar, o Passeio Público e a Estátua de Iracema. Fortaleza também orgulha-se do maior parque ecológico urbano da América Latina – o Parque Adahil Barreto (Parque do Cocó), que margeia o rio Cocó e desemboca no mar.
Além da beleza natural, há muito o que ver em Fortaleza: prédios históricos, monumentos, praças, museus, parques, teatros e centros culturais. Abaixo você encontrará dicas sobre os principais pontos turísticos da cidade. Para ter mais detalhes, endereços e horários de funcionamento, confira opções de passeios no canal GUIA (acima, no menu).
Beira Mar
Uma das avenidas mais movimentadas e Fortaleza é a Beira Mar, que concentra os principais hotéis da cidade e é onde turistas e a população local caminham pelo calçadão repleto de bares, restaurantes e outras opções de lazer.
É na avenida Beira Mar, também chamada de Volta da Jurema, que acontece todas as noites uma grande feira de artesanato. Também é de lá que saem os passeios de saveiro pela costa da cidade, um roteiro imperdível onde é possível avistar pontos turísticos como o Cais do Porto, o Museu do Jangadeiro, a Praia Mansa, a Praia do Mucuripe, a Igreja de São Pedro.
Praia de Iracema
A Praia de Iracema abriga a arquitetura mais antiga da cidade. É lá que funciona o Dragão do Mar, um centro cultural e de entretenimento – cafés, cinemas, teatro, livraria, espaços para exposições culturais e planetário. O nome de Dragão do Mar é uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, pelo seu engajamento na luta pala libertação dos escravos. O Centro Dragão do Mar tornou-se um ícone da cidade.
Também é na praia de Iracema que fica a Ponte dos Ingleses, um dos cartões postais de Fortaleza que reúne pessoas de todas as idades e proporcionado um pôr-do-sol único e imperdível.
Hospedagem
Fortaleza oferece uma excelente infra-estrutura hoteleira, com opções para todos os bolsos. Instalações de ótima qualidade estão espalhadas pelos principais bairros da cidade, mas é na avenida Beira Mar que estão concentrados os principais hotéis cinco estrelas.
A região é bastante central e, estando lá, é fácil se locomover para outros pontos da cidade – além disso, é da Beira Mar que saem as vans que transportam turistas para praias mais distantes.
O turista que prefere ficar longe da agitação da cidade e pretende passar uma temporada mais calma, deve considerar a possibilidade de se hospedar em praias próximas a Fortaleza, como Porto das Dunas, que fica a apenas 20 minutos do centro da cidade.
Fonte: roteiroceara.uol.com.br